Descrição
A presente invenção trata de bipropelentes hipergólicos não tóxicos com sistemas combustíveis promovidos cataliticamente e solução de peróxido de hidrogênio altamente concentrada que se inflamam espontaneamente ao entrarem em contato entre si. Os sistemas combustíveis hipergólicos não tóxicos da presente invenção contêm dois propagadores à base de poliamina e alcanolamina, promovidos com valores reduzidos de catalisador. Adicionalmente, é descrita a utilização de compostos de álcoois inferiores como agentes de aumento de estabilidade/solubilidade. Uma combinação potencial de bipropelente deve atender a vários requisitos, como baixo tempo de atraso de ignição (IDT < 20 ms), baixa viscosidade, boa estabilidade de armazenamento e desempenho comparável aos combustíveis convencionais à base de hidrazina/NTO, disponíveis no estado da técnica. Os novos sistemas combustíveis hipergólicos com uma solução de peróxido de hidrogênio descritos no presente pedido são substituintes eficientes para os combustíveis padrão de hidrazina metilada em aplicações de foguetes e espaçonaves. Além disso, a presente invenção trata também do uso do dito sistema combustível em equipamentos espaciais ou operações em modo de pulso e/ou de múltiplas reinicializações, preferencialmente foguetes e veículos espaciais.
Diferencial Tecnológico
Em relação aos combustíveis tradicionais usados em aplicações espaciais, essa invenção apresenta combustíveis não-tóxicos, ou seja, mais seguros e baratos. Os combustíveis tradicionais a base de hidrazina necessitam de trajes especiais de segurança e máscaras durante o preparo, manuseio e abastecimento. São cancerígenos e podem ser fatais se inalados em determinadas quantidades. Combustíveis altamente tóxicos põem em risco desde as profissionais que manuseiam a substância, até residentes de cidades próximas as bases de lançamento ou os próprios astronautas. Isso encarece todos os custos associados.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso