Descrição
A invenção se refere a complexos cúpricos de bases de Schiff ou sais farmaceuticamente aceitáveis dos mesmos com potencial antitumoral. São previstos, ainda, composições farmacêuticas compreendendo os referidos complexos cúpricos e seus usos na manufatura de um medicamento para tratamento de câncer, particularmente, neuroblastoma e glioblastoma. O efeito demonstrado pelos referidos complexos tornam os mesmos uma alternativa nova e eficiente de terapia antitumoral.
Diferencial Tecnológico
Tumores cerebrais são de difícil tratamento e a medicação existente é a mesma usada há 40 anos, com exceção de alguns fármacos como a Temozolomida (nome comercial Temodal, agente alquilante), nitrosouréias, e uso de anticorpos monoclonais como bevacizumabe que age na angiogenese. Neuroblastomas (atacam neurônios) e glioblastomas (atacam a glia), em geral dão sintomas apenas em estágios avançados, onde é empregada radioterapia e cirurgia. Particularmente os glioblastomas são muito agressivos, sendo que a maioria dos pacientes é levado a morte após um ano do diagnóstico. Nossa proposta são o uso concomitante de compostos não tóxicos, lipossolúveis e capazes de atravessar a barreira hematoencefálica, para uso nestes casos. As vantagens é que existem poucos medicamentos para tal finalidade, e poucas pessoas estudando este tipo de tumor.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso