Início

MÉTODO DE APLICAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE COBRE E DOADORES DE ÓXIDO NÍTRICO EM HORTALIÇAS

05.10.21

Descrição

A presente invenção versa sobre o uso de nanobiotecnologia,baseada em métodos verdes e sustentáveis, para acelerar o crescimento e prover a fortificação de hortaliças, agregando valor nutricional a este tipo de alimento. Para tanto, a invenção adota o uso combinado de um doador de óxido nítrico (NO) da classe Snitrosotiol, especificamente a S-nitrosoglutationa (GSNO), e de nanopartículas de óxido de cobre (CuO NPs), obtidas do extrato de chá verde (síntese biogênica), em aplicação foliar em cultura de hortaliças. A aplicação combinada de ambos os ativos acelera o crescimento vegetal e aumenta o valor nutricional das folhas de hortaliças, alimento básico na dieta da população. Nesta invenção, nanopartículas de óxido de cobre (CuO NPs) foram sintetizadas usando extrato de chá verde e apresentaram características adequadas para aplicações agrícolas, como boa estabilidade coloidal em meio aquoso, tamanho pequeno e forma esférica. As CuO NPs sintetizadas com chá verde aumentaram as taxas de liberação de óxido nítrico (NO) a partir do doador de NO, S-nitrosoglutationa (GSNO). As CuO NPs, GSNO e CuO NPs + GSNO foram pulverizadas sobre as folhas de alface e efeitos positivos foram observados para todos os tratamentos, em comparação com o grupo controle. A CuO NPs + GSNO aumentou a massa seca em três vezes, o que é uma melhoria significativa na produtividade de plantas de alface. Os resultados sugerem que a capacidade da planta transpirar não foi prejudicada pelos tratamentos, embora os tratamentos tenham sido aplicados nas folhas de alface. Os parâmetros fisiológicos analisados, das enzimas e moléculas antioxidantes, mostraram efeitos não deletérios devido ao estresse do metal. O conteúdo de metabólitos de NO, RSNO e NO2- nas folhas e raízes aumentou após os tratamentos. Todos os tratamentos aumentaram os níveis de compostos fenólicos totais e flavonoides, bem como os teores foliares de K, Na, Ca, Mg e S, em comparação com o grupo controle. Assim, as vias de Cu e NO podem ser correlacionadas no crescimento da planta e mais estudos são bemvindos para investigar melhor a interação/diafonia envolvida em seus mecanismos moleculares. A administração de CuO NPs e/ou GSNO pode ser usada para promover o crescimento das plantas e aumentar o valor nutricional de hortaliças.

Diferencial Tecnológico

Destacam-se como vantagens da presente invenção: 1. a aplicação combinada de CuO NPs (obtidas através do extrato de chá verde) + GSNO aumenta a massa seca da alface em três vezes, o que é uma melhoria significativa na produtividade deste tipo de planta; 2. a capacidade de respiração e transpiração da planta não foi prejudicada pelos tratamentos, apesar da aplicação ter sido realizada nas folhas da alface;Petição 870210092051, de 05/10/2021, pág. 33/53 ; 3. os parâmetros fisiológicos analisados e a análise das enzimas e moléculas antioxidantes mostraram efeitos não deletérios; 4. o conteúdo de metabólitos de NO, RSNO e NO2 -, nas folhas e raízes, aumentou após os tratamentos; 5. todos os tratamentos aumentaram os níveis de compostos fenólicos totais e flavonóides, bem como os teores foliares de K, Na, Ca, Mg e S, em comparação com o grupo controle. Assim, as vias de Cu e NO podem ser correlacionadas no crescimento da planta; 6. a administração de CuO NPs e GSNO pode ser usada para promover o crescimento das plantas e para aumentar o valor nutricional dos alimentos; 7. principalmente em relação ao atual estado da arte/técnica, o fato de utilizar um doador de NO da classe dos S-nitrosotióis, os quais são compostos endógenos, ou seja, encontrados no meio biológico, diferentemente da classe do nitroprussiato de sódio (o qual pode causar envenenamento por liberação de cianeto); 8. o uso do doador de NO denominado S-nitrosoglutationa, o qual pode ser obtido na forma sólida, ser liofilizado e estocado sem perda de atividade biológica; 9. a utilização de síntese verde de CuO NPs, com o emprego de extratos vegetais, como o extrato de chá verde, constituindo uma rota sintética verde, sustentável, não tóxica, sem uso de reagentes químicos e solventes orgânicos tóxicos, sob condições ambientais de temperatura e pressão (sem custo energético);10. o fato de ser baseada na síntese verde de CuO NPs através do extrato de chá verde, no qual os itoterápicos do chá verde atuam não somente na formação das nanopartículas, como também no recobrimento da superfície das mesmas, evitando sua oxidação, aumentando sua atividade antioxidante, anti-inflamatória e o teor de polifenóis e flavonoides nas superfícies das nanopartículas e, consequentemente, nas folhas das hortaliças (aumento do seu valor nutricional).

Objetivos da Universidade

Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso

Entre em Contato

Nome do Contato: Kelly Cristina Silva Firmino

Função: Chefe Substituto da Divisão de Tecnologia InovaUFABC

E-mail: tecnologias@ufabc.edu.br

E-mail Alternativo: inova@ufabc.edu.br

Telefone: (11)3356-7622

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias