Início

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ADSORVENTE DE FOSFATO, PRODUTO ADSORVENTE DE FOSFATO, E, USO.

23.09.20

Descrição

A presente invenção descreve a produção de adsorvente de fósforo obtido a partir de argila modificada com ferro e alumínio, que seja estável e seletivo para a retenção de fósforo. A presente invenção sugere o preparo de um produto estável e seletivo para a retenção de fósforo, que pode ser aplicado como adsorvente de fosfato presente em efluentes de estações de tratamento de esgoto.

Diferencial Tecnológico

1. Produção de um adsorvente de fosfatos a partir de matérias primas presentes em diversas regiões do mundo e em grandes quantidades, facilitando a produção do material com matérias primas locais e reduzindo a necessidade de importação. 2. Preparação bastante simplificada do material, não sendo necessário uso de matérias primas e/ou equipamentos complexos e de alto custo. Requer operações unitárias simples para produção e obtenção na forma final para comercialização, que é uma suspensão aquosa, eliminando etapas custosas de separação secagem e moagem.3. Faz uso de uma bentonita nacional para a preparação do adsorvente. As reservas oficiais brasileiras são de 41,4 x10³ ton. Devido à abundância de reservas mundiais de bentonita a sua estimativa não vem sendo publicada, porém a produção mundial é estimada em 16 milhões de ton/ano. O preço médio nominal informado pelas empresas para a bentonita in natura foi de R$ 124,00 por tonelada em 2015 [7]. 4. A tecnologia não faz uso de lantânio, ao contrário do produto comercial Phoslock®. Estudos indicaram que o lantânio livre em solução pode ser tóxico para os organismos aquáticos, dependendo da sua concentração e taxa de aplicação [26].5. Utiliza água de reuso em todas as etapas, eliminando a necessidade de água destilada, conforme estabelecido no pedido nacional de Invenção anterior (BR 10 2018 004834 1).6. Faz uso de uma fonte de íons Fe(III) comercial, o percloreto de ferro 38%, eliminando a necessidade de uso de nitrato de ferro(III) previsto no pedido nacional de Invenção anterior (BR 10 2018 004834 1). Considera-se aqui tanto a redução do custo quanto a não introdução de uma fonte de nitrogênio (micronutriente) no sistema.7. Os testes de adsorção com o material preparado indicaram retenção de fosfato de até 23,25 mg/g com o uso de soluções sintéticas, enquanto os produtos comerciais à base de ferro atingem retenção de até 16 mg/g, o que o torna competitivo e até superior aos materiais comerciais. Além disso, o equilíbrio de adsorção no MontFe é atingido em cerca de 20 min, enquanto os demais produtos comerciais exigem dias para alcançar o equilíbrio.8. Manutenção da capacidade de retenção de fósforo mesmo em matrizes complexas, contendo matéria orgânica solúvel e outros íons, como o encontrado nos efluentes domésticos provenientes de estações de tratamento de esgotos. 9. Capacidade de coagulação de partículas finas de matéria orgânica presentes no efluente de estações de tratamento de esgotos, promovendo maior remoção de fósforo, que atinge 55 mg/g. 10. Redução do processo de eutrofização causado pelo lançamento de efluentes com alta concentração de fosfato em corpos hídricos.

Objetivos da Universidade

Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso

Entre em Contato

Nome do Contato: Kelly Cristina Silva Firmino

Função: Chefe Substituto da Divisão de Tecnologia InovaUFABC

E-mail: tecnologias@ufabc.edu.br

E-mail Alternativo: inova@ufabc.edu.br

Telefone: (11)3356-7622

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias