Descrição
A presente invenção se refere a um método para preparação de emulsões de Pickering antimicrobianas estabilizadas por partículas sólidas de quitosana adsorvidas na interface óleo/água composta por matérias - primas naturais e atóxicas. As emulsões apresentam uma fase de óleo essencial de Melaleuca alternifolia (OEMa) dispersa em uma fase aquosa, estabilizadas com micro e nanopartículas de quitosana (Qs). Ademais, a emulsões apresentam atividade antibiótica contra bactérias, fungos e vírus.
Diferencial Tecnológico
Estabilização, solubilização e proteção de óleo essencial de Melaleuca alternifolia (OEMa) usando micro e nanopartículas de quitosana. Este óleo essencial apresenta princípios ativos de interesse pela indústria de cosméticos, alimentícia, farmacêutica e agrícola. O processo apresenta potencial de preparar emulsões com alto tempo de prateleira com outros óleos de interesse industrial, usando micro e nanopartículas de quitosana como agente estabilizante de fonte natural renovável. Vantagens: - Preparo e estabilização de emulsões de alta estabilidade estática usando apenas matéria-prima renovável; - Matérias-primas de baixa toxicidade, reduzindo possíveis impactos ambientais após descarte de resíduos das emulsões; - Uso de um volume muito baixo de ácido acético; - Ausência de substâncias sintéticas de baixa biodegradabilidade e potencialmente tóxicos ao solo, fontes de água potável, biota marinha e terrestre; - Alta atividade bactericida das emulsões; - Não apresenta fenômenos de instabilidade durante 30 dias de armazenamento, indicando elevado tempo prateleira; - Processo de estabilização de emulsões (óleo em água) rápido; - Possibilidade de utilizar o método de estabilização das emulsões com outros óleos essenciais de interesse tecnológico em higiene pessoal e cosméticos.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso