Descrição
A presente invenção versa sobre a preparação de nanopartículas híbridas e superparamagnéticas, revestidas com biopolímeros modificados quimicamente, através da inserção de grupamentos Snitrosotióis (S-NO) doadores de óxido nítrico (NO), formando nanopartículas capazes de liberar NO de forma alvo-dirigido com demonstrada ação antimicrobiana e antitumoral.
Diferencial Tecnológico
O composto desenvolvido apresenta biocompatibilidade, baixa toxicidade e potencial na diminuição de efeitos colaterais. As nanopartículas são capazes de liberar quantidades terapêuticas de NO diretamente no local desejado, promovendo um tratamento localizado e com efeitos colaterais reduzidos. Ao comparar o invento com produtos atualmente comercializados, destaca-se o custo reduzido da produção do material, principalmente quando comparado aos quimioterápicos comercializados atualmente, e a possibilidade da redução de efeitos adversos causados por um tratamento sistêmico e não localizado das terapias atuais. Destaca-se que tratamento de bactérias com antibióticos pode levar à resistência, o que não acontece com o NO.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso