Descrição
Devido à sua atividade antibacteriana, nanopartículas de prata (AgNPs) têm sido exploradas em aplicações biomédicas. Da mesma forma, o óxido nítrico (NO) é um importante radical livre endógeno com toxicidade para células cancerígenas, que desempenha papéis essenciais em vários processos. Na presente invenção, AgNPs biogênicas, e um doador de NO foram preparados e incorporados em filmes sólidos poliméricos. Os nanocompósitos sólidos resultantes foram caracterizados por várias técnicas e os perfis de difusão de GSNO e AgNPs foram investigados. Os resultados demonstraram a formação de filmes sólidos homogêneos. Os filmes demonstraram potente efeito de toxicidade para linhagens celulares de câncer. Surpreendentemente, o uso combinado de AgNPs e do doador de NO teve um efeito sinérgico superior na diminuição da viabilidade celular de linhas celulares de câncer, em comparação com as células tratadas com os filmes contendo apenas o doador de NO ou as AgNPs individualmente.
Diferencial Tecnológico
O invento apresenta uma nova proposta para tratamento de tumores sólidos, como por exemplo, o câncer de próstata e câncer cervical humano. Esta nova estratégia é baseada na preparação de um filme polimérico, de baixo custo, alta compatibilidade, contendo dois princípios ativos: doador de óxido nítrico e nanopartículas de prata (AgNPs).
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso