Descrição
Refere-se a nanopartículas de quitosana contendo ácido S-nitroso-mercaptosuccínico (S-nitroso-MSA) a serem empregadas no tratamento de leishmaniose cutânea, devido à ação leishmanicida de seu princípio ativo, o S-nitroso-MSA. A invenção descreve uma terapia alternativa para o tratamento das lesões cutâneas causadas pela leishmaniose cutânea, na qual as nanopartículas de quitosa (N) que encapsulam o S-nitroso-MSA, possuem alta estabilidade em meios aquosos, biodisponibilidade do princípio ativo e efeitos colaterais reduzidos, além de apresentar custo de produção reduzido, quando comparado à produção de terapias convencionais.
Diferencial Tecnológico
A invenção foca no uso do S-nitroso-MAS encapsulado em nanopartículas de quitosana no combate à leishmaniose cutânea. A combinação de nanopartículas de quitosana contendo S-nitroso-MSA (princípio ativo) e leishmaniose cutânea é o alvo da invenção. O S-nitroso-MSA age como um potente agente leishmanicida, provavelmente por duas vias: (i) liberação de óxido nítrico (agente antimicrobiano), (ii) reação específica do S-nitroso-MSA com enzimas vitais para a sobrevivência do protozoário, como as cisteínas proteinases.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso