Descrição
Refere-se ao processo de obtenção de microtubos de óxido de metais em especial microtubos de dióxido de titânio, através do processo de oxidação térmica ao ar simultaneamente com a passagem de corrente elétrica durante uma transição de fase estrutural do metal. Mais precisamente, este processo refere-se à obtenção de microestruturas ocas de materiais cujo precursor apresenta uma transição de fase estrutural em altas temperaturas considerando diferentes formas geométricas. Os microtubos, assim obtidos, podem ser utilizados em muitas áreas e aplicações tais como: em sensores de gás e micro-nanofluídica, para fotocatálise, em células solares, para armazenamento de energia, na produção de hidrogênio, baterias, no transporte de drogas farmacológicas, na produção de micro/nano-máquinas autopropulsadas e, especialmente, na fabricação de micro-nano-tubos semicondutores envolvendo hetero junções para a microeletrônica.
Diferencial Tecnológico
O processo resolve o problema de sintetizar microfios de oxido de titânio sem uso de substratos e catalizadores contaminantes.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso