Descrição
Refere-se ao processo de produção de NANOPARTÍCULAS DE QUITOSANA-TRIPOLIFOSFATO DISPERSAS EM HIDROGÉIS TERMORREVERSÍVEIS PARA LIBERAÇÃO INTRA-ARTICULAR DE FÁRMACOS, a partir da preparação das nanopartículas (N) através da incorporação do fármaco naproxeno (2) e da dispersão dessas em hidrogéis de polaxamer (5 e 7) previamente preparados; e à aplicação desses sistemas híbridos (F1,F2 e F3) de carreamento de anti-inflamatório pela via intra-articular, diretamente no local da inflamação, aumentando a eficiência de absorção do fármaco, bem como seu efeito no organismo; o que dispensa grande número de aplicações e evita os efeitos colaterais desse tipo de medicamento.
Diferencial Tecnológico
O sistema híbrido final (nanopartículas de quitosana-tripolifosfato dispersas em hidrogéis de poloxamer 407-poloxamer 403) apresentou os melhores perfis de liberação in vitro, com redução nas concentrações de fármaco liberado ao longo de 24 horas em relação ao fármaco em solução.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso