Descrição
A inovação trata do desenvolvimento de peptídeos sintéticos para a síntese de nanopartículas metálicas com tamanho e morfologia modulados por pH, aplicada, portanto, ao campo da bioquímica, em especial ao da nanotecnologia. Refere-se ao desenho de novas sequências peptídicas (-XCX-), sendo X um aminoácido básico ou ácido para a síntese de nanopartículas metálicas por uma rota simples, rápida, eficiente e benigna para o meio ambiente, na qual as sequências peptídicas bioinspiradas são utilizadas como agentes redutores e estabilizantes.
Diferencial Tecnológico
Com as sequências peptídicas obtidas é possível modular o crescimento e a morfologia das nanoestruturas metálicas de forma dependente do pH.
Objetivos da Universidade
Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso