Descrição
A presente invenção relata o desenvolvimento de creme removedor de manchas senis e pigmentos artificiais da pele a base de ácido anacárdico. Para tanto o ácido anacárdico foi extraído do liquido da casca da castanha de caju, sendo em seguida isolado dos demais constituintes e analisado por cromatografia liquida de alta eficiência para avaliação do grau de pureza e eficácia do processo de isolamento. Um creme contendo o ácido anacárdico na proporção de 1 a 10% foi preparado utilizando uma base cosmética padrão. Cobaias foram submetidas a realização de pigmentação na parte dorsal para realização dos testes de remoção destes pigmentos.
Diferencial Tecnológico
O processo de pigmentação requereu intervalo de descanso para cicatrização e fixação do pigmento na pele do animal. Após o período de cicatrização da pigmentação, período necessário pata fixação do pigmento e com a tatuagem estabelecida, o creme desenvolvido foi então aplicado para o teste de despigmentação, no qual pode-se perceber através de análise virtual uma diferença significativa na tonalidade inicial e final do pigmento na pele da cobaia.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.