Descrição
A presente invenção se situa no campo da imunologia e virologia e descreve um processo de produção de anticorpos para o vírus SARS-Cov-2 inativado, padronização da técnica sorológica de baixo custo para o diagnóstico da COVID-19, utilizando o método de Dot blot, para detectar a presença do antígeno viral na saliva do paciente. Essa nova metodologia de uso de anticorpos específicos para as proteínas totais do vírus, associados à técnica de Dot blot e/ou outras técnicas imunológicas, apresenta grande vantagem em relação aos métodos que detecta ácidos nucleicos como o RT-PCR, ou detecção de anticorpos utilizando proteínas recombinantes, uma vez que a invenção aqui apresentada detecta a presença do vírus (antígeno viral) na saliva, independentemente da idade e estado do paciente
Diferencial Tecnológico
O método pode ser usado também para a verificação de um contato anterior com o patógeno, pela detecção de anticorpos na saliva. O teste possui alta sensibilidade e especificidade, é seguro e de baixo custo.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.