Descrição
Um sistema de teste comportamental exploratório, com aplicação na área de biotecnologia animal visando a automatização de processos de avaliação experimental do comportamento in vivo. Trata-se de um protótipo usado para avaliar modelos de animais roedores desenvolvido para aplicação laboratorial (pesquisa). O foco de aplicação do equipamento são centros de pesquisas com experimentação animal para realizar a coleta de dados de forma automatizada e favorável a segurança e precisão dos dados. O modelo consiste em um sistema automatizado composto por uma caixa e dispositivos eletrônicos, para recolher informações e monitorar comportamento exploratório através de uma câmera com sensores de temperatura, modo noturno e diurno. O sistema é capaz de quantificar o deslocamento do animal em quadrantes simulados artificialmente dentro de um determinado espaço físico da caixa.
Diferencial Tecnológico
O sistema detecta o movimento do animal e ao final do teste fornece dados da quantidade de quadrantes explorados, número de vezes que cada quadrante foi explorado, tempo máximo e mínimo em cada quadrante, temperatura máxima e mínima detectável do animal. A caixa operante possui um dispositivo eletrônico controlado por um sistema de programação em formato Python, controlado por um aplicativo de smartphone, armazenando os dados emitidos. O produto fornece vantagens de modernização nos testes comportamentais experimentais, elevando a precisão de dados nas capacidades exploratórias ampliando as interpretações dos testes comportamentais para os pesquisadores.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.