Descrição
A presente invenção situa-se no campo da biotecnologia e virologia e consiste na utilização de chalconas sintéticas e uma acetofenona que apresentaram atividade com potencial antiviral. Estas substâncias com atividade antiviral foram testadas em culturas de células vero previamente infectadas com os quatro sorotipos do vírus da Dengue e Chikungunya. Estas Chalconas foram obtidas através da síntese e condensação de Claisen-Schmidt enquanto que a Acetofenona foi isolada a partir do Croton anisodontud Mull.Arg e são consideradas metabólitos secundários oriundo de biossíntese de flavonóides.
Diferencial Tecnológico
Essa metodologia de aplicação da chalconas e acetofenonas com atividade antiviral favorece a produção de novas formulações terapêuticas fitoterápica que podem ser administrada por via oral nas seguintes apresentações: em pó, em cápsulas, ou suspensão oral, ou ainda em aplicações tópicas em forma de creme, pomada ou spray para profilaxia e tratamento de viroses
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.