Descrição
A presente invenção faz parte do campo da biotecnologia e oncologia, consistindo na utilização de chalconas sintéticas denominadas de: (E)-3-(2-furan-2-il) -1-(2-hidroxi3,4,6-trimetoxi-fenil)prop -2-en-1-ona(CPNFURFURAL) e (E)-3-(4- clorofenil)-1-(2-hidroxi-3,4,6-trimetoxifenil) prop-2-en-1- ona (CPN4CL). Vale ressaltar que as Chalconas foram obtidas através da síntese e condensação de Claisen-Schmidt e são considerados metabólitos secundários oriundas da biossíntese de flavonóides. A invenção em questão consiste na utilização farmacológica destes compostos que apresentaram atividade antineoplásica realizada em três linhagens de células tumorais: SNB-19 (Astrocitoma-Cérebro Humano), PC3 (Próstata) e HCT-116 (Cólon do útero).
Diferencial Tecnológico
Diante dos resultados obtidos, abrem espaço para que no futuro, com essas propriedades farmacológicas comprovadas, a ciência baseada em chalconas heterocíclicas seja aplicada na descoberta de drogas.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.