Descrição
A resistência bacteriana a antibióticos, é considerado um problema de saúde pública a nível mundial. Nas últimas décadas um número crescente de infecções bacterinas tem surgido de modo exponencial e consequentemente aumentado os números de morbidade, mortalidade, além da elevação significativa dos custos hospitalares. Embora se tenha buscado novos agentes antibacterianos ao longo dos anos, o desenvolvimento de genes de resistência, tem aumentado substancialmente e se faz necessária a busca constante de novos agentes terapêuticos para o tratamento de infecções bacterianas. Baseado neste cenário o reposicionamento de fármacos pode ser uma alternativa eficiente no combate a infecções bacterianas. Assim, a presente invenção, demonstra a possibilidade de uso da hidralazina, um fármaco anti-hipertensivo, reposicionado para o tratamento de infecções causadas por Staphylococcus aureus, Streptococcus mutans, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.
Diferencial Tecnológico
. Os resultados obtidos demonstraram que a hidralazina tem potencial de uso promissor isolada ou em combinação com a gentamicina, no combate a bactérias Gram-positivas e Gramnegativas.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.