Descrição
A presente invenção esta concentrada no campo da biotecnologia, biologia molecular e medicina, se trata de um método de tratamento para diabetes mellitus do tipo 2 via inibição de miRNAs. Essa abordagem conta com inibidores de miRNAs específicos (miR-29b, miR-15b, miR-103, miR-107, miR-222 e miR-144) relacionados a modulação por silenciamento gênico pós transcricional, essas moléculas regulam genes que atuam na melhora do metabolismo da insulina e captação da glicose na condição de diabetes mellitus tipo 2. A metodologia conta com oligonucleotídeos inibidores (antagomiRs) modificados para eficiência na função, aos quais contam com uma grande complementaridade com os miRNAs alvos. Exossomos, aptâmeros, lipossomos, vetores virais e plasmídeos, mas não exclusivamente, são os carreadores dos antagomiRs para administração a tecidos e receptores específicos. O enfoque é administrar esses antagomirs ao tecido muscular e adiposo, aos quais sãos os mais afetados pelo diabetes mellitus tipo 2.
Diferencial Tecnológico
Essa terapêutica tem uma perspectiva de durabilidade de efeitos melhor que os tratamentos medicamentosos disponíveis atualmente, aos quais precisam de uso diário. Além disso, a abordagem é alvo e tecido específica, diminuindo as possibilidades de ocasionar efeitos em outros sistemas e consequentes efeitos adversos e colaterais. Nessa perspectiva, o presente invento traz uma nova concepção de tratamentos para a desordem com um enfoque molecular específico.
Objetivos da Universidade
Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.