Início

"USO DE EXTRATOS DE RESÍDUOS DE LICHIA (LITCHI CHINENSIS) NA OBTENÇÃO DE FILMES POLIMÉRICOS PARA APLICAÇÃO EM EMBALAGENS"

09.10.23

Descrição

Nessa invenção, propõe-se um processo de obtenção de filmes poliméricos tendo como precursores os extratos obtidos a partir dos resíduos gerados do beneficiamento da lichia (Litchi chinensis), visando à aplicação como embalagem inteligente em alimentos. O principal componente utilizado para a obtenção do filme é um extrato precursor obtido a partir das sementes de lichia, combinado com o polímero comercial poli (álcool vinílico). Ao filme (obtido pelo método de casting) pode ser adicionado outro extrato, obtido a partir das cascas da lichia, sendo esse extrato rico em corantes naturais como a cianidina-3-rutinosídeo, que fornecem propriedades específicas ao filme. A partir dessa invenção, permite-se que os resíduos gerados no beneficiamento da lichia possam ser utilizados de forma mais ampla, promovendo um ciclo verde e agregando alto valor aos mesmos. Os filmes obtidos apresentam resistência à tração equiparáveis a de filmes similares relatados na literatura, entretanto destaca-se que o filme contendo o extrato da casca possui alongamento na ruptura bem superior a vários filmes já reportados, se mostrando muito flexível. Também se destaca a coloração amarronzada, mesmo sem a adição do extrato da casca (rico em antocianinas), conferindo vantagens na embalagem de alimentos fotossensíveis.

Diferencial Tecnológico

Conformidade com Tendências de Mercado: A crescente demanda por embalagens sustentáveis e inovadoras posiciona essa tecnologia em conformidade com as tendências de mercado, podendo atrair a atenção de empresas e consumidores comprometidos com práticas e produtos mais sustentáveis. Composição Inovadora: A combinação do extrato precursor das sementes de lichia com o polímero comercial poli (álcool vinílico), juntamente com a possibilidade de adição de extrato das cascas, representa uma abordagem inovadora na formulação de filmes poliméricos. Propriedades Estéticas e Funcionais: A coloração amarronzada dos filmes, mesmo sem a adição do extrato da casca, é uma característica esteticamente atraente. A adição do extrato da casca, rico em antocianinas, oferece benefícios adicionais, como a embalagem de alimentos fotossensíveis, proporcionando um diferencial no mercado.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias