Descrição
A presente invenção trata de um processo para a produção de um bioemulsificante com altíssima taxa de emulsificação obtido a partir da aplicação de um fungo coprinoide crescido em meio para indução de tolerância a polifenóis, taninos e cafeína do café seguida da fermentação em estado sólido em cascas de café pré-tratadas mediante compostagem e pasteurização, e sua prensagem à frio. O tensoativo biológico obtido a partir desta tecnologia inovadora e sustentável apresenta desempenho equivalente ou superior aos tensoativos sintéticos/petroquímicos comerciais, é atóxico, biodegradável, apresenta alta durabilidade e eficiência (elevado shelf life) e emprega microrganismo de fácil manuseio e não-venenoso para seres humanos.
Diferencial Tecnológico
Origem Sustentável e Renovável: O uso de um fungo coprinoide cultivado em meio para indução de tolerância a polifenóis, taninos e cafeína do café, seguido pela fermentação em estado sólido em cascas de café pré-tratadas, reflete um compromisso com a sustentabilidade, aproveitando subprodutos agrícolas e evitando a dependência de recursos não renováveis. Alta Durabilidade e Eficiência: A alta durabilidade (elevado shelf life) e eficiência do bioemulsificante contribuem para sua viabilidade econômica e praticidade de uso em comparação com produtos concorrentes. Contribuição para a Economia Circular: A utilização de cascas de café pré-tratadas mediante compostagem e pasteurização para a produção do bioemulsificante demonstra um compromisso com a economia circular, aproveitando resíduos agrícolas e transformando-os em produtos de valor.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.