Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • Compósito cerâmico polimérico particulado, compósito cerâmico polimérico hibrido, processo de recuperação de peças em esteatito

MODIFICAÇÃO SUPERFICIAL DE LÂMINAS DE LIGA DE TI GRAU 1 UTILIZANDO NANOPARTÍCULAS DE PRATA E PLASMA FRIO ATMOSFÉRICO

13.09.23

Descrição

O presente pedido de patente de invenção refere-se ao estabelecimento de um procedimento tecnológico de engenharia de superfície que consiste na modificação superficial de lâminas de liga de titânio grau 1, de modo a se obter uma superfície que consiga retardar ou mesmo inibir o crescimento de bactérias. Em particular, o processo do presente pedido refere-se à exposição das superfícies metálicas a um plasma frio ambiente, a diferentes distâncias, seguido da inserção de nanopartículas de prata, responsáveis por conferir propriedades antibacterianas a tais superfícies. O procedimento consiste em i) uma rota rápida, uma vez que o tratamento é executado em poucos segundos; ii) limpa, uma vez que não gera resíduos e utiliza o próprio ar atmosférico para geração do plasma sem originar resíduos tóxicos para o meio ambiente; iii) economicamente viável, uma vez que utiliza equipamento do tipo blowing arc plasma, de fabricação nacional, fácil utilização e baixo custo; iv) a rota de síntese de nanopartículas é simples e de fácil implementação. Soma-se ainda o fato de terem sido desenvolvidos testes de esfregaço para avaliar eventual remoção das nanoestruturas da superfície e, ainda assim, as nanopartículas de prata, responsáveis pela atividade antibactericida, permaneceram na maior parte da superfície das lâminas modificadas. Portanto, o procedimento se mostra efetivo para o objetivo proposto, uma vez que foi comprovado o aprisionamento das nanopartículas na superfície do titânio em grande concentração. Isso ocorreu devido a modificação superficial que o plasma causa na superfície, num processo totalmente inédito. Como exemplo de aplicação pode-se citar dispositivos de uso odontológico, ortopédico e vasculares como próteses dentárias, implantes dentários, próteses ósseas e próteses vasculares; matéria-prima para confecção de produtos na área da saúde tais como instrumentos cirúrgicos e ainda recipientes para armazenamento e acondicionamento de medicamentos líquidos e insumos hospitalares.

Diferencial Tecnológico

Aplicações Diversificadas na Área da Saúde: A tecnologia apresenta aplicações diversas na área da saúde, incluindo dispositivos odontológicos, ortopédicos e vasculares, bem como instrumentos cirúrgicos, próteses dentárias, implantes dentários, próteses ósseas e recipientes para armazenamento de medicamentos. Economicamente Viável: A utilização de um equipamento do tipo blowing arc plasma de fabricação nacional, fácil utilização e baixo custo, reforça a viabilidade econômica do procedimento, tornando-o acessível para aplicação em diferentes setores. Rapidez no Tratamento: A rota rápida do processo, que pode ser executada em poucos segundos, destaca-se como uma vantagem significativa para a eficiência e praticidade da aplicação, especialmente em processos industriais.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias