Descrição
A presente invenção trata de um processo de revestimento superficial e individual de microrganismos e/ou consórcio de microrganismos e/ou suas estruturas de virulência com nanopartículas, que visa à conjugação das propriedades de proteção solar dos inóculos microbianos e impulsionamento de crescimento e produtividade das plantas, ambas proporcionadas pelas nanopartículas, a um sistema de liberação lenta e biocontrole e/ou biofortificação e/ou promoção de crescimento e/ou biotização mediado pelos microrganismos que as carream. Enquanto aderidas à superfície dos microrganismos, as nanopartículas não interferem em seu metabolismo ou potencial de aplicação, e sua liberação lenta ocorre quando os microrganismos atingem a região alvo da planta ou praga de interesse. A invenção abrange o setor técnico da biotização, formulação de biopesticidas e biofertilizantes e bionanomateriais avançados.
Diferencial Tecnológico
Aumento da Produtividade Agrícola: A conjugação das propriedades das nanopartículas, como promoção de crescimento e proteção solar, com os microrganismos biofortificantes ou promotores de crescimento impulsiona o desenvolvimento vegetal, levando a um aumento na produtividade das culturas. Maior Sustentabilidade Agrícola: A tecnologia visa reduzir o uso de produtos químicos na agricultura, oferecendo uma abordagem biológica mais segura e amigável ao meio ambiente para o controle de pragas e promoção do crescimento das plantas. Inovação em Bionanomateriais: A combinação de nanopartículas com microrganismos para aplicações agrícolas representa uma inovação em bionanomateriais, abrindo portas para novos avanços e descobertas nesse campo.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.