Início

RECIPIENTE BIODEGRADÁVEL E ENRIQUECIDO COM NANOPARTÍCULA DE ZINCO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS

18.04.23

Descrição

A produção de recipientes biodegradáveis é uma necessidade do mercado, no que se trata da produção de mudas a necessidade é ainda maior uma vez que hoje são utilizados recipientes que mesmo apresentando um tempo de vida satisfatório produz resíduos na forma de microplástico que não é mensurado, aliado a biodegradação a inserção de fertilizantes pode auxiliar nos processos morfogênicos da planta. A inserção de nanopartícula de zinco (ZnO-NP) no filamento do tipo PLA [poli(ácido lático)], favorece o enraizamento adventício, o crescimento e o desenvolvimento da raiz. Essas fases são consideradas críticas para algumas espécies, podendo tornar inviável a produção em escala industrial. Com o uso do microtubete biodegradável enriquecido com nanopartículas de zinco haverá maior promoção ao enraizamento, aumentando a capacidade de produção clonal em larga escala. Os microtubetes apresentados nesse pedido possuem tamanho inferior aos recipientes disponíveis no mercado, são enriquecidos com nanoparticulas de oxido de zinco, são fabricados de material biodegradável e podem acompanhar a muda no viveiro e posteriormente no campo. Podem ser destacadas algumas vantagens do uso dos microtubetes enriquecidos com ZnO-NP: aumento do enraizamento adventício em escala comercial; possibilidade de obter raízes vigorosas e com maior funcionalidade; redução de resíduos como microplásticos no meio ambiente; possibilidade de manter a integridade da raiz formada, sem ocasionar danos no plantio; possibilidade de obter mudas clonais sadias e com maior vigor fisiológico; maior velocidade de enraizamento nos processos industriais, reduzindo o tempo para a produção de muda clonal. A tecnologia poderá ser aplicada para várias espécies de interesse agronômico.

Diferencial Tecnológico

Redução de Resíduos Ambientais: A utilização de materiais biodegradáveis para fabricação dos microtubetes, juntamente com a diminuição da geração de resíduos como microplásticos, atende à demanda por práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Produção de Mudas Clonais de Qualidade: A tecnologia permite a obtenção de mudas clonais sadias, com maior vigor fisiológico e, consequentemente, maior qualidade. Aceleração dos Processos Industriais: A maior velocidade no enraizamento reduz o tempo necessário para a produção de mudas clonais em larga escala, o que é vantajoso em um contexto de produção comercial.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias