Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • MATERIAL FIBROSO NÃOTECIDO COM ENZIMAS E NANOPARTÍCULAS BIOSSINTETIZADAS PARA A NANOBIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS DE PETRÓLEO

BIOAGREGADO FUNCIONAL COM CAPACIDADE DE ABSORÇÃO DE ENERGIA

16.05.22

Descrição

Este trabalho tem o objetivo de produzir um bioagregado capaz de fornecer eficiência térmica a outros materiais através da utilização de resíduos ou partículas de material lignocelulósico que contenham material de mudança de fase em seus vazios e um material de revestimento para evitar vazamento. As pesquisas e utilização dos materiais de mudança de fase cresceram muito nas últimas décadas, uma vez que estes produtos possuem boa capacidade de armazenamento de energia térmica através do calor latente, e assim promovem uma maior eficiência energética. Devido às características desses materiais, diversos métodos de encapsulamento e melhoramento para maior aproveitamento de suas propriedades e, consequentemente, diferentes formas de utilização, vêm sendo analisados. Um exemplo é a utilização de materiais de mudança de fase na construção civil através de alguns métodos de aplicação como por meio de microcápsulas em tijolos, placas sobre o telhado, com o objetivo de controlar a temperatura interna da construção, e assim, diminuir gastos para o controle a temperatura e promover um conforto térmico. Assim, esse bioagregado surge como alternativa inovadora e renovável de encapsulação, podendo apresentar baixo custo, facilidade de produção e diversidade de aplicação. Além disso, a madeira possui boa estabilidade química e mecânica em comparação com outras formas de encapsulação.

Diferencial Tecnológico

Construção Civil: Pode ser aplicado em diferentes contextos na construção civil, como tijolos, placas no telhado ou em outras estruturas, para controlar a temperatura interna de edifícios. Isso pode reduzir os gastos com sistemas de controle de temperatura e aumentar o conforto térmico. Renovável e Inovador: Utiliza resíduos lignocelulósicos e materiais de mudança de fase, fornecendo uma abordagem renovável e inovadora para melhorar a eficiência térmica de materiais. Baixo Custo e Facilidade de Produção: Apresenta potencial para ser de baixo custo e viável em termos de produção em comparação com outras tecnologias similares.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias