Descrição
A presente invenção trata de um bioestimulante agrícola baseado em nanopartículas à base de carbono chamadas pontos de carbono (do inglês carbon dots), combinadas com hormônio similar a um hormônio vegetal, traços de nutrientes, antioxidante e antibiótico natural. A síntese dos pontos de carbono é realizada a partir de grafite, à temperatura ambiente e em meio aquoso, por meio de uma rota biológica que utiliza um isolado de fungo dos filos ascomiceto e/ou basidiomiceto, e que permite que hormônios similares aos hormônios vegetais (como a giberelina), traços de nutrientes (como zinco, ferro e magnésio), e antioxidantes e antibióticos naturais (como a bicaverina), produzidos de forma independente por fungos dos gêneros Fusarium, Gibberella, Mycogone ou Verticillium, sejam incorporados a estes pontos de carbono, resultando no bioestimulante agrícola. O bioestimulante agrícola não apresenta nenhum vestígio de microrganismos em sua formulação, preservando a biota natural do cultivo a ser empregado.
Diferencial Tecnológico
Benefícios Agrícolas: Essa combinação oferece potenciais efeitos bioestimulantes, melhorando o crescimento, resistência a estresses e saúde geral das plantas, sem introduzir microrganismos na formulação. Redução do Uso de Produtos Químicos: Ao utilizar compostos naturais e evitar a presença de microrganismos, pode contribuir para a redução do uso de produtos químicos sintéticos na agricultura. Aumento da Produtividade: Pode potencialmente aumentar a produtividade das culturas, melhorando a saúde das plantas e sua capacidade de resistir a doenças e condições adversas.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.