Início

ANALISADOR DE ESTABILIDADE OXIDATIVA DE ÓLEOS E GORDURAS POR MONITORAMENTO DIRETO DOS VAPORES DE OXIDAÇÃO

18.04.22

Descrição

A oxidação lipídica nos alimentos é responsável pela formação de odores e sabores desagradáveis que reduzem sua qualidade e vida de prateleira, além de produzir compostos com implicações nutricionais indesejáveis. Como o acompanhamento das alterações oxidativas ocorridas nos alimentos nas condições de armazenamento é lento, surgiram métodos acelerados para determinação da estabilidade oxidativa em uma tentativa de predizer a vida de prateleira desses produtos. A determinação do período de indução em testes acelerados de oxidação pode ser feita por métodos automatizados em equipamentos específicos. Os equipamentos comerciais para determinação da estabilidade oxidativa de óleos e gorduras têm custo elevado, sobretudo por serem importados. A presente invenção trata de instrumento para realizar teste acelerado de oxidação de óleos e gorduras, o qual utiliza vidraria comum de laboratório e outros materiais não específicos, de fácil obtenção, montagem e manutenção. O equipamento não requer água para monitoramento da oxidação da amostra, uma vez que o sinal usado neste monitoramento é obtido diretamente do vapor liberado da amostra em análise. Isso simplifica o conjunto de vidrarias e acessórios, pois é requerido apenas o conjunto para a amostra, dispensando vidraria, acessórios e condutivímetro presentes nos equipamentos atualmente existentes no mercado.

Diferencial Tecnológico

Redução de Custos: Por utilizar materiais mais acessíveis e não depender de equipamentos caros, pode diminuir significativamente os custos de análise de estabilidade oxidativa em alimentos. Sustentabilidade: Ao dispensar equipamentos complexos e de alto custo, pode ser mais amigável ao meio ambiente e mais sustentável economicamente. Eficiência de Processo: A capacidade de realizar testes acelerados permite uma avaliação rápida da estabilidade oxidativa, agilizando o processo de desenvolvimento de produtos.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias