Início

SENSOR COLORIMÉTRICO À BASE DE AMIDO, PVA E ANTOCIANINA PARA IDENTIFICAÇÃO DE COBRE EM CACHAÇA

22.09.21

Descrição

A cachaça é uma das bebidas mais conhecidas do Brasil. Em alguns processos para obtenção desta bebida são utilizados destiladores de cobre, podendo ocorrer contaminação pelo metal. Assim, é necessário realizar análise da cachaça para verificar a presença e concentração de cobre antes de sua comercialização, uma vez que, no Brasil, a Anvisa (Agência nacional de vigilância sanitária) dita que o teor máximo permitido de cobre em cachaças é de 5 mg/L. Várias técnicas são empregadas para a determinação desse teor, como a espectrometria de absorção atômica por chama. Essas técnicas necessitam de analista qualificado, equipamentos caros e entre outros. Assim, para suprir essas desvantagens, desenvolvemos um sensor colorimétrico para detecção de cobre em cachaça obtido a partir de materiais de baixa toxicidade. Especificamente o sensor é formado por amido enriquecido com amilopectina, glicerol, PVA e antocianina que foi o agente de cor natural escolhido e obtido a partir do resíduo de polimento de arroz negro. O sensor é insolúvel na matriz cachaça e apresenta uma mudança de coloração de vermelho para verde na presença de cobre, podendo ser utilizado in situ por qualquer pessoa, não havendo a necessidade de formação técnica especializada, e em tempos de análises curtos.

Diferencial Tecnológico

Solubilidade: O sensor é insolúvel na matriz da cachaça, o que impede a alteração da coloração sem a presença de cobre, garantindo resultados mais precisos. Facilidade de Uso: Pode ser utilizado in situ (no local) por qualquer pessoa, sem a necessidade de conhecimento técnico especializado. Monitoramento Simplificado: Facilita o controle de qualidade e segurança da cachaça, permitindo a detecção rápida de níveis de cobre acima do permitido.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias