Descrição
Procedimentos como ventilação não invasiva, oxigenoterapia, tratamento com nebulizador e fisioterapia respiratória utilizam uma interface denominada máscara para realizar acoplamento com a face do paciente e o equipamento. Devido diferentes formatos, contornos e proeminências da face de cada paciente, obter um bom encaixe e vedação sem perdas de vazão e pressão, não é tão fácil. A presente invenção assegura uma perfeita vedação entre a máscara e a face do paciente. Ao garantir a perfeita vedação, o paciente irá receber um fluxo com vazão e pressão adequados e controlados. Irá evitar a liberação de gotículas e aerossóis, que são uma fonte de contaminação para os profissionais de saúde ou outros indivíduos sadios próximos. Menores forças compressivas entre a máscara e a face do paciente serão necessárias, visto que se consegue uma vedação facilmente, evitando a formação de lesões cutâneas na região de aplicação da máscara. Será de grande auxilio em mudanças de posições e curtos deslocamentos dos pacientes. A presente invenção também é simples de aplicar, retirar e descartar.
Diferencial Tecnológico
Redução de Contaminação: Evita a liberação de gotículas e aerossóis, minimizando a fonte de contaminação para profissionais de saúde e pessoas próximas. Facilidade de Aplicação e Remoção: Oferece facilidade no uso, remoção e descarte da máscara, melhorando a experiência do paciente durante mudanças de posição ou pequenos deslocamentos. Prevenção de Doenças e Contágio: Reduz a disseminação de gotículas e aerossóis, sendo particularmente útil em contextos onde a prevenção de doenças respiratórias é crucial, como durante surtos de doenças contagiosas.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.