Descrição
Manta elaborada a partir de fibras vegetais estruturadas por fungos filamentosos com a finalidade de proporcionar reforço estrutural e auto regeneração de materiais à base de cimento. O reforço estrutural de materiais à base de cimento na forma de tramas, telas e tecidos vegetais fortalece e promove a estabilidade do material, reduzindo a quantidade de cimento necessária para a estrutura sem comprometer sua resistência, permitindo a construção de estruturas de diferentes geometrias e também esbeltas, ao passo que fungos adaptados ao cimento proporcionam sua auto regeneração por meio do fechamento de fissuras de dimensões variadas, além de remediar a incompatibilidade entre fibras vegetais e cimento, uma vez que transforma tais fibras vegetais em um tecido fúngico.
Diferencial Tecnológico
Sustentabilidade e Eficiência: O uso de fibras vegetais e fungos filamentosos não apenas fortalece o material à base de cimento, mas também pode representar uma abordagem mais sustentável na construção, reduzindo a quantidade de cimento necessária e oferecendo um processo de auto regeneração. Construção Sustentável: Pode ser uma alternativa para construção civil mais sustentável, reduzindo o consumo de cimento e promovendo estruturas mais resistentes. Aplicações Versáteis: Pode ser empregada em uma variedade de aplicações na construção civil, como em paredes, lajes, revestimentos, entre outros.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.