Descrição
Processo de síntese de novo fertilizante organomineral com liberação controlada de zinco (Zn) complexado a ácido húmico (AH). Seu uso destina-se à aplicação como fertilizante de solo, o qual promove uma liberação gradual de Zn, reduzindo sua difusão no solo e aumentando a eficiência da adubação com Zn nas culturas, em relação às fontes atuais de Zn no mercado. O novo fertilizante propicia o aumento da disponibilidade de Zn e fósforo (P), pois reduz a reação entre P e Zn, com formação de fosfato de Zn pouco solúvel e disponível às plantas. O fertilizante devido ao controle no processo, seleção de fontes Zn e AH, controle do pH em mistura aquosa, secagem e obtenção de material sólido, apresenta propriedades que o diferencia dos adubos atuais contendo Zn, como pH entre 4-6, presença de Zn complexado com liberação gradual do Zn em água, teor total de Zn até 16%, com Zn parcialmente solúvel em água e altamente solúvel em ácido cítrico. Essas propriedades conferem maior eficiência da adubação com Zn. Os experimentos conduzidos com a sequência milho-braquiária atestam que as culturas produziram mais biomassa e que a difusão de Zn foi reduzida em relação ao sulfato e carbonato de Zn.
Diferencial Tecnológico
Aumento da Produtividade Agrícola: A liberação controlada de Zn pode melhorar a nutrição das plantas, resultando em maior produtividade e crescimento vegetal. Melhoria na Eficiência de Fertilizantes: A disponibilidade gradual do Zn pode significar uma redução na quantidade total de fertilizantes necessários para obter resultados semelhantes. Sustentabilidade Agrícola: A redução da reação entre Zn e P pode contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.