Descrição
A proposta apresenta o processo de revestimento de fertilizantes nitrogenados com dietanolamina objetivando-se melhorar a fixação e distribuição de selênio (Se). O processo foi realizado a partir de uma metodologia simples e com uso de reagentes químicos de baixo custo. Os teores de Se encontrados nos fertilizantes revestidos com o aderente foram até 3 vezes maiores do que aqueles encontrados em fertilizantes enriquecidos sem o uso do aderente. A metodologia apresentada viabiliza a produção de um fertilizante com maior valor agregado e, que, por ser de baixo custo, poderá vir a substituir os fertilizantes nitrogenados convencionais. Com a adoção do processo, as indústrias de fertilizantes passariam a comercializar uma gama de novos produtos, incentivando as práticas de biofortificação em plantas e animais na sua região. Além disso, tais indústrias estariam de acordo com a normativa n° 46/2016, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que incentiva e valoriza o uso de fertilizantes nitrogenados enriquecidos com Se no Brasil.
Diferencial Tecnológico
Aumento da Eficiência: O revestimento com dietanolamina melhora a fixação e distribuição do selênio nos fertilizantes nitrogenados, resultando em teores de Se até três vezes maiores do que os fertilizantes enriquecidos sem o aderente. Valor Agregado ao Fertilizante: A técnica apresentada viabiliza a produção de um fertilizante com maior valor agregado devido ao enriquecimento com selênio, que pode ter benefícios nutricionais para plantas e animais. Baixo Custo e Substituição de Fertilizantes Convencionais: O uso de reagentes químicos de baixo custo torna o processo acessível e pode potencialmente substituir fertilizantes nitrogenados convencionais.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.