Descrição
A presente invenção consiste em um processo de produção de mudas de cana-de-açúcar com aplicação na área de plantio, através da obtenção de propágulos vegetativos encapsulados (Fig. 3). Nessa invenção foi desenvolvido um processo de encapsulamento com cera vegetal ou parafina aos minitoletes de cana-de-açúcar (Fig. 2), contendo apenas uma gema lateral, de dimensão entre 3 a 5 cm de comprimento, seccionado da região mediana dos colmos, com idade de 9 a 12 meses (Fig. 1). Os minitoletes encapsulados resultados da presente invenção podem ser armazenados em temperatura controlada para posterior distribuição. Ademais, permite resistência a danos mecânicos durante o transporte e plantio, retenção da umidade no interior dos minitoletes, permite o armazenamento por maior período de tempo, o que proporciona logística de produção e distribuição em tempo hábil durante as épocas de plantio. Reduz os gastos com mudas a serem transportados para o campo. Como também permite automatização e mecanização das operações de plantio dos minitoletes encapsulados, sendo eficiente para otimização do plantio de cana-de-açúcar em escala comercial.
Diferencial Tecnológico
Redução de Custos: Reduz os gastos com mudas a serem transportadas para o campo, o que é benéfico economicamente. Automação e Otimização: Permite a automatização e mecanização das operações de plantio dos minitoletes encapsulados, tornando o plantio de cana-de-açúcar em escala comercial mais eficiente. Eficiência na Produção em Escala: Essa inovação tem o potencial de otimizar e facilitar o processo de produção de mudas de cana-de-açúcar em grande escala.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.