Descrição
A presente invenção enquadra-se no campo alimentício e de valorização de matérias-primas regionais, pois refere-se à elaboração de três tipos de geleia de guapeva (Pouteria cf. Guardneriana Radlk) com substituição total da pectina comercial por albedo de maracujá. Estas geleias são produzidas com diferentes proporções de albedo de maracujá e ácido cítrico, possuem sabor e aroma característicos, destacando-se pelo processo de conservação como garantia de segurança do alimento, podendo favorecer em uma dieta rica em nutrientes. Esta invenção destaca-se pelo uso de um fruto rico em compostos fenólicos, alto potencial antioxidante e fonte de vitamina C, além da utilização do albedo de maracujá como substituto da pectina comercial, enquadrando-se em diferentes áreas da tecnologia de alimentos. Diante do exposto acima, a produção dessas geleias pode contribuir com o consumo de um fruto sazonal, levando consigo todas as características benéficas, contribuindo de forma significativa para a melhoria da saúde dos consumidores, gerando emprego e contribuindo para a conservação do cerrado e manutenção da saúde.
Diferencial Tecnológico
Alto Valor Nutricional: A geleia de guapeva é uma fonte rica em compostos fenólicos, antioxidantes e vitamina C, oferecendo benefícios para a saúde. Desenvolvimento Tecnológico: Introduz uma nova abordagem na produção de geleias ao substituir a pectina comercial pelo albedo de maracujá. Diversificação de Produtos: Oferece opções diversificadas de geleias, ampliando o leque de produtos disponíveis e atendendo a diferentes preferências de consumidores.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.