Descrição
A proposta apresenta um processo de produção para o aproveitamento e valorização do resíduo gerado durante a produção de vacinas no Brasil. O material é obtido a partir de uma metodologia de baixo custo que envolve a incorporação do resíduo da indústria de vacinas com serragem de madeira e uma solução ácida rica em fósforo, seguida de pirólise a 500 οC por duas horas. Essa metodologia viabiliza a esterilização do material e produção de um organomineral fosfatado com capacidade de substituição de fertilizantes convencionais. Com a adoção do processo, as indústrias de produção de vacinas deixariam de ter gastos com a disposição desses resíduos em aterros e passariam a ter lucro com a venda dos fertilizantes produzidos, além de reciclar a matéria orgânica e os nutrientes contidos no resíduo. Dessa forma, o processo em questão permite que as indústrias de vacinas da gripe implementem, de forma inovadora, o conceito de economia circular estabelecido pela Política Nacional de Resíduos sólidos vigente no Brasil, que incentiva a recuperação, reutilização e valorização de resíduos sólidos gerados em qualquer etapa do processo de produção.
Diferencial Tecnológico
Redução de Custos: Evita custos relacionados à disposição dos resíduos, transformando esse processo em uma oportunidade de negócio lucrativa. Sustentabilidade da Produção de Vacinas: O processo apoia a sustentabilidade das indústrias de vacinas, ajudando-as a adotar práticas mais amigáveis ao meio ambiente. Solução Sustentável: Propõe uma solução inovadora para o aproveitamento de resíduos industriais, transformando-os em produtos úteis e comercializáveis.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.