Descrição
A presente invenção se caracteriza pela produção de um subproduto, classificado como “Hidroxicasca”, a partir de cascas de ovos descartadas pelas granjas produtoras de ovos. O material é obtido a partir de uma metodologia simples e de baixo custo que envolve a dissolução das cascas em uma solução de ácido clorídrico, seguida pela precipitação do novo material com uma solução de hidróxido de sódio. A “Hidroxicasca” apresenta alta capacidade de remoção de fósforo e arsênio de águas residuárias, sendo passível de comercialização para indústrias especializadas nesse setor ou, ainda, de utilização no sistema de tratamento de efluentes da própria granja geradora dos resíduos.
Diferencial Tecnológico
Eficiência de Remoção de Poluentes: Alta capacidade de remoção de fósforo e arsênio de águas residuárias, atendendo às demandas de tratamento de efluentes em diversas indústrias. Produto de Baixo Custo: A metodologia simples e de baixo custo para obtenção da "Hidroxicasca" pode resultar em um produto economicamente viável para comercialização. Potencial de Mercado: Existe um mercado crescente para produtos que contribuam para o tratamento eficaz de efluentes e águas residuárias, o que pode tornar a "Hidroxicasca" um item valorizado nesse setor.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.