Descrição
A presente invenção se refere a uma espuma biopolimérica contendo compostos bioativos. O curativo em si age como uma barreira física contra a entrada de micro-organismos, choques, controle de umidade, permeabilidade a gases e temperatura, enquanto que a presença de compostos bioativos irá atuar no combate à infecção, controle da inflamação e orquestrar as etapas de recuperação tecidual. A presente invenção traz ainda a vantagem de não se aderir ao ferimento, dificultando as trocas e trazendo dor ao paciente. Os curativos podem ser preparados em diversas formas e tamanhos, podendo se adequar às necessidades de tratamento. O curativo é preparado a partir de matéria prima barata e através de processos simples de fabricação. Os processos de uso e troca não requerem treinamento especial e podem ser realizados por qualquer indivíduo.
Diferencial Tecnológico
Versatilidade de Formas e Tamanhos: Pode ser moldado em diferentes formas e tamanhos, adequando-se a vários tipos e tamanhos de feridas. Simplicidade na Aplicação: Processos simples de fabricação permitem a fácil produção dos curativos, enquanto sua aplicação e troca não exigem treinamento especializado. Ampla Aplicabilidade: Pode ser usado em diversos cenários médicos, em diferentes tipos de feridas e tratamentos de lesões.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.