Descrição
O produto oriundo do presente processo é constituído por ácidos húmicos ativados (AHA), destinado ao uso em diferentes culturas agrícolas. A aplicação dos AHA pode ser feita diretamente via solo, aplicação foliar, imersão de raízes de mudas ou embebição de sementes ou toletes em soluções húmicas antes do plantio. O produto pode ser utilizado como condicionador de solo, biofertilizante ou estimulador vegetal, assim como em hidroponia ou fertirrigação. Os AHA aumentam a disponibilidade e solubilidade de macro e micronutrientes no meio de cultivo, em relação a aplicação de ácido húmico intacto (AHI). Os AHA possuem menor massa molar e aromaticidade, maior quantidade de grupos funcionais, hidrofobicidade e atividade química, comparado aos ácidos húmicos (AHs) precursores, devido ao processo de interação com os ácidos cítrico e/ou oxálico no processo de síntese. Os ácidos orgânicos supracitados fragmentam os AHs precursores, garantindo maior funcionalidade do produto resultante. O material formado pode ser aplicado na forma líquida ou sólida. Em função da mistura do AHA com fertilizantes minerais, formula-se uma nova solução de alta eficiência agronômica para uso em hidroponia e em fertirrigação, contendo macro e micronutrientes e AHA.
Diferencial Tecnológico
Aumento da Disponibilidade de Macro e Micronutrientes: Melhora a disponibilidade e solubilidade dos nutrientes essenciais para as plantas no solo ou meio de cultivo. Maior Eficiência: Essas propriedades resultam em um produto final com maior eficiência agronômica em comparação com os ácidos húmicos (AHs) precursores. Sustentabilidade: Ao aumentar a eficiência no uso de nutrientes, contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis e ecologicamente corretas.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.