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Tribômetro Multifuncional com Controle de Temperatura do Disco a partir de Módulo de Indução Eletromagnética

09.03.12

TRL5

Descrição

O presente modelo de utilidade descreve um tribômetro (equipamento para medir atrito entre duas superfícies) multifuncional para caracterizar materiais de fricção (pastilha e disco) utilizados em freios veiculares, o qual possui capacidade de aquecimento do disco através de sistema de indução eletromagnética. Esse equipamento possui módulo de atuação caracterizado por possuir indicador eletrônico do raio de deslizamento, mecanismo de fuso e manivela para movimentação do carro atuador sobre guias lineares. O módulo de rotação diferencia-se por possuir sistema de mancais composto por 5 rolamentos angulares bem como aletas dissipadoras montadas sobre o eixo da máquina. Em termos de funcionalidades, o modelo de utilidade aqui descrito é provido de tecnologia que possibilita o controle da carga ou do torque de arrasto da amostra sobre o disco no período de resfriamento entre duas frenagens consecutivas bem como modo de operação sob nível controlado de desaceleração ou sob velocidade constante do disco. Essas e outras características tornam a presente invenção uma ferramenta com características inovadoras.

Diferencial Tecnológico

O presente modelo de utilidade descreve um tribômetro (equipamento para medir atrito entre duas superfícies) multifuncional para caracterizar materiais de fricção (pastilha e disco) utilizados em freios veiculares, o qual possui capacidade de aquecimento do disco através de sistema de indução eletromagnética. Esse equipamento possui módulo de atuação caracterizado por possuir indicador eletrônico do raio de deslizamento, mecanismo de fuso e manivela para movimentação do carro atuador sobre guias lineares. O módulo de rotação diferencia-se por possuir sistema de mancais composto por 5 rolamentos angulares bem como aletas dissipadoras montadas sobre o eixo da máquina. Em termos de funcionalidades, o modelo de utilidade aqui descrito é provido de tecnologia que possibilita o controle da carga ou do torque de arrasto da amostra sobre o disco no período de resfriamento entre duas frenagens consecutivas bem como modo de operação sob nível controlado de desaceleração ou sob velocidade constante do disco. Essas e outras características tornam a presente invenção uma ferramenta com características inovadoras.

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