Descrição
O reômetro se define por ser um instrumento capaz de caracterizar fluidos com relação às suas propriedades reológicas, sendo essas a tensão de cisalhamento do material e a sua viscosidade plástica. Este instrumento deve ser utilizado acoplado a máquina universal de ensaios, que por meio de sua célula de carga e seu sistema de aquisição de dados é capaz de retornar os dados de força referente a tensão de cisalhamento e viscosidade plástica do fluido de análise, sendo estes fluidos newtonianos e não newtonianos, incluindo os magnéticos. Estes dados de força devem ser convertidos em torque e assim, tensão de cisalhamento e viscosidade plástica, que dependerão das equações que regem o comportamento de cada material.
Diferencial Tecnológico
Os diferenciais da presente invenção estão ligados ao fato de que como o modo de operação é o de cisalhamento direto, a constituição do dispositivo é bem simples, o que reduz os custos do projeto e a probabilidade de problemas de operação. Além disso, para obtenção dos dados de análise seria possível utilizar um equipamento já existente (máquinas universais de ensaios), não sendo necessária a construção de todo sistema. Assim, o sistema proposto é simples, de baixo custo e capaz de caracterizar uma extensa gama de fluidos (newtonianos, não-newtonianos e magnéticos).
Objetivos da Universidade
Utilização em fins acadêmicos, bem como encontrar parceiros interessados no aprimoramento da tecnologia para posterior transferência.