Descrição
A presente patente de invenção apresenta os recipientes chamados microtubetes como ferramenta de auxílio a ser usada durante as fases de enraizamento e de aclimatização de microestacas de plantas provenientes do cultivo in vitro. Os microtubetes são recipientes produzidos com impressora 3D, que utilizam como material o filamento PLA [poli(ácido lático)]. Durante a fase de enraizamento in vitro, os propágulos (i.e., microestacas) são inseridos nos microtubetes preenchidos com substrato para enraizar por um período de 21 a 49 dias. Após o enraizamento in vitro em microtubetes, as microestacas podem ser aclimatizadas, mantendo suas raízes intactas, o que garante maior sobrevivência das plantas micropropagadas. Posteriormente, os microtubetes contendo as microestacas enraizadas e aclimatizadas podem ser inseridos diretamente em outro recipiente de maior volume contendo substrato, para favorecer o crescimento e o desenvolvimento das microestacas, não sendo necessário qualquer tipo de repicagem. Todos os modelos dos microtubetes apresentam desenho com estrias que auxiliam no controle da umidade e da aeração do substrato, na expansão das raízes e na própria degradação dos mesmos durante a etapa posterior a aclimatização das mudas.
Diferencial Tecnológico
Maior Taxa de Sobrevivência: O cuidado com a integridade das raízes ao transferir as microestacas enraizadas diretamente para outro recipiente, sem a necessidade de manipulação, pode aumentar a taxa de sobrevivência das plantas. Material Biodegradável: O uso de PLA como material para os microtubetes ressalta a preocupação com a sustentabilidade e redução do impacto ambiental, alinhando-se a mercados e consumidores que valorizam práticas sustentáveis. Automatização e Praticidade: A capacidade do design dos microtubetes para facilitar o controle da umidade e aeração do substrato pode destacar a praticidade e conveniência desses recipientes em comparação com métodos tradicionais.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.